O PAPEL ESQUECIDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO DA ESTRUTURA ATÔMICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO

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Título

O PAPEL ESQUECIDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO DA ESTRUTURA ATÔMICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO

Autores(as):
  • Diógenes Chaves Lopes

  • Marcelo Hawrylak Herbst

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211006431
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    11-27

    Capítulo

    1

    Resumo

    Foi realizada uma revisão bibliográfica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica e foram analisadas as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do SciELO e Google Acadêmico usando como Palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram priorizados trabalhos divulgados entre os anos de 2000 e 2020 em língua portuguesa. Na análise dos currículos implementados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foram considerados os currículos do período de 2000 a 2012, levando-se em consideração as alterações feitas neste período para adequação aos sistemas externos de avaliação. Apesar das tentativas de aperfeiçoar o currículo do ensino médio, inclusive o currículo de química, não conseguimos observar melhora significativa, ao contrário, a temática da radioatividade foi paulatinamente sendo negligenciada. Identificamos, nesta revisão bibliográfica, que há sim um esforço da comunidade do ensino de química em aproximar a radioatividade do estudo da evolução dos modelos atômicos, porém ainda consideramos tímidas tais iniciativas.

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    Palavras-chave

    Radioatividade, Modelos atômicos, Ensino de química, Natureza da ciência.

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