O PAPEL DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Code: 210604899
3
3
Título

O PAPEL DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autor(a):
  • Paulo José Menegasso

    Menegasso, Paulo José

DOI
10.37885/210604899
Publicado em

01/07/2021

Páginas

95-101

Capítulo

7

Resumo

Busca-se um novo enfoque ao Ensino Médio, que parece não cumprir o papel de preparação do estudante para a graduação e nem mesmo para o exercício da cidadania. Com objetivo de apresentar alternativas este trabalho analisa o processo de ensino politécnico numa escola pública. A fundamentação dessa proposta está apoiada no educar pela pesquisa que tem como objetivo incentivar o questionamento dentro de um processo de reconstrução de conhecimento. Segundo Moraes(2002) esse processo pode ser entendido como a produção de um conhecimento inovador que inclui interpretação própria, formulação pessoal, saber pensar e aprender a aprender. No Colégio Estadual Dom João Becker existe, desde 2006 uma experiência com enfoque em competências e habilidades integrando diversas áreas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho. Utilizando-se essa experiência, há atualmente um processo de construção de projetos de pesquisa em cinco turmas de primeiro ano do Ensino Médio diurno envolvendo cerca de cento e sessenta alunos. A atividade está centrada no aluno, onde de forma individual ou em duplas estão elaborando passo a passo a construção de projetos em temas por eles definidos e constantes em quatro eixos previstos do programa proposto pela Secretaria da Educação do RS. A orientação docente ocorre em turno inverso, e pela internet utilizando-se das novas mídias e redes. Os docentes em ações multidisciplinares orientam diversos grupos de alunos extrapolando os limites de aula, de assunto, e de atividade. Um grande movimento cultural e uma quebra de paradigma das atividades do Ensino Médio parecem indicar como uma importante atividade na construção de novos saberes elevando o nível cultural dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio no campo da ciência e tecnologia. Segundo Demo em (Demo 1997) a pesquisa assume importante papel nesta etapa da educação tornando-se uma maneira própria de aprender. O aluno passa de objeto do ensino para parceiro de trabalho, assumindo-se sujeito do processo de aprender, tornando-se um sujeito ativo e autônomo para criar, construir e articular informações com os conhecimentos já adquiridos na busca de soluções para suas inquietações. Finalmente, observa-se que na medida em que os alunos realizam as atividades de pesquisa, tornam-se mais participativos, mais presente nas aulas e se tornam mais dedicados à leitura e escrita elevando o seu nível cultural onde o centro do processo está no aluno, a escola e os docentes são promotores e orientadores do processo.

Palavras-chave

Ensino politécnico, Educação, Pesquisa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.