O PAPEL DA LITERATURA AFRO-FEMININA NA EDUCAÇÃO RACIAL DE MULHERES NEGRAS

Code: 230212148
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Título

O PAPEL DA LITERATURA AFRO-FEMININA NA EDUCAÇÃO RACIAL DE MULHERES NEGRAS

Autores(as):
  • Priscilla Patrício De Holanda

  • Anaiara Lourenço Da Silva

  • Zuleide Aparecida Julião Barbosa

  • Maria Zenaide Alves

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230212148
    Publicado em

    30/03/2023

    Páginas

    228-238

    Capítulo

    14

    Resumo

    O presente estudo apresenta sucintamente os dados de uma pesquisa de mestrado intitulada O potencial educativo da obra afro-feminina O Tapete Voador de Cristiane Sobral, realizada em 2022, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão – UFCAT. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal objetivo discutir a literatura afro-feminina trazendo-a como instrumento de reflexão, debate e desconstrução de estereótipos femininos sobre a mulher negra na sociedade brasileira e suas contribuições à educação racial. De acordo com o estudo verificamos que a literatura afro-feminina promove a transmissão e a compreensão dos saberes articulados e sistematizados pelo Movimento Negro. Além disso, a escrita de autoras negras são vozes poéticas que ressignificam suas narrativas e suas poesias ao lhes dar um caráter de protesto, denúncia e resistência. Por meio da palavra, essas autoras evocam um passado ancestral e fazem de sua escrita um caminho de luta para si, para os seus e para aqueles (as) que de alguma forma são alcançados por ela.

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    Palavras-chave

    Literatura afro-feminina, Mulheres negras, Negritude, Educação racial.

    Licença

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