O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DA DIREÇÃO E DE DOCENTES DE QUARAÍ – RS

Code: 211006354
7
1
Título

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DA DIREÇÃO E DE DOCENTES DE QUARAÍ – RS

Autores(as):
  • Mauren Lúcia Braga de Araújo

    Araújo, Mauren Lúcia Braga de

  • Thaís Ariane da Luz Porto

    Porto, Thaís Ariane da Luz

DOI
10.37885/211006354
Publicado em

26/02/2022

Páginas

120-127

Capítulo

9

Resumo

Este estudo objetivou analisar quais as representações dos (as) diretores (as) e professores (as) das escolas públicas no município de Quaraí, RS, com relação ao papel da Educação Física na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que coletou dados através de entrevistas e investigou quatro diretores e quatro professores de Educação Física de escolas públicas do município. Os resultados possibilitaram evidenciar que, apesar da Educação Física ser componente obrigatório curricular há mais de duas décadas, nenhum dos participantes fez menção ao seu objeto de estudo, nem entendeu o “movimentar-se” como um fenômeno cultural, evidenciando entendimentos acríticos da EF e das práticas corporais nas escolas.

Palavras-chave

Educação Física escolar, Concepção Pedagógica, Papel da Educação Física.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.