O PAPEL DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 230814002
8
0
Título

O PAPEL DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Roseana Ramos de Araújo

    ARAÚJO, de Ramos Roseana

  • Walmir Fernandes Pereira

    PEREIRA, Fernandes Walmir

  • Felipe Vitório Ribeiro

    RIBEIRO, Vitório Felipe

  • Wenis Vargas de Carvalho

    CARVALHO, de Vargas Wenis

  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

  • Júlio César de Souza

    Souza, Júlio César de

  • Manuel Bandeira dos Santos Neto

    NETO, Santos dos Bandeira

DOI
10.37885/230814002
Publicado em

30/09/2023

Páginas

237-266

Capítulo

14

Resumo

A discussão sobre métodos para o ensino de língua estrangeira e sua eficácia levou-se a pesquisar sobre a importância da abordagem comunicacional no ensino de LI para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que vem se apresentando como uma alternativa viável para o ensino da Língua Inglesa bem como sua importância nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem consiste em levar para a sala de aula, situações do cotidiano para dinamizar as aulas e motivar os alunos no processo de ensino/aprendizagem de uma segunda língua. A partir do 6º ano, uma língua estrangeira é oferecida como parte integrante do currículo escolar e esta oportunidade de ampliar as habilidades e competências do educando pode transformar-se em um verdadeiro pesadelo quando não conduzido com maestria pelos professores responsáveis pela disciplina. O problema de pesquisa é apresentado pela questão: “Qual a importância da Abordagem Comunicacional no ensino da Língua Inglesa? ” O objetivo geral é investigar sobre a importância da Abordagem Comunicativa no Ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. A motivação dos estudantes deve estar sob a responsabilidade dos professores que devem criar situações concretas para a aplicação dos conhecimentos dos alunos em atividades em que se sintam integrados.

Palavras-chave

Abordagem Comunicativa. Língua inglesa. Língua Estrangeira.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.