O MUNDO DAS FORMAS, ENSINANDO QUÍMICA PARA ARGOS E TIRÉSIAS: O USO DE MAQUETES TÁTEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE LIGAÇÃO IÔNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Edivanda Silva Pontes
PONTES, Edivanda Silva
Darlison Guto Travassos de Sousa
SOUSA, Darlison Guto Travassos de
Gilbson Santos Soares
SOARES, Gilbson Santos
Nila Luciana Vilhena Madureira
MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena
Reginaldo da Silva Sales
SALES, Reginaldo da Silva
Vanessa Pires Santos Maduro
MADURO, Vanessa Pires Santos
Rudinei Alves dos Santos
SANTOS, Rudinei Alves dos
Verônica Solimar dos Santos
SANTOS, Verônica Solimar dos
08/12/2020
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Um dos grandes desafios da Educação na atualidade é a educação inclusiva. O presente artigo traz uma reflexão sobre a implementação de recursos didáticos alternativos para o ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência da utilização de maquetes táteis como metodologia facilitadora, para a compreensão do tema ligações iônicas a alunos com deficiência visual. Em seu dia a dia, o professor de química é desafiado a adotar diferentes estratégias para conseguir atrair os discentes, haja vista que por ser uma ciência complexa carrega em si o peso de ser considerada difícil e pouco atrativa. Nesse viés, quando se trata de alunos com necessidades especiais, os desafios da docência nessa disciplina se multiplicam. No entanto, a criatividade somada ao planejamento pode ser capaz de grandes inovações. Com o uso de materiais de fácil acesso foram produzidas 5 maquetes, as quais o público-alvo pode tocar e compreender os fenômenos de ligação de maneira mais concreta e facilitadora.
Educação inclusiva - recurso didático, Educação especial - cegos, Ligação iônica - ensino aprendizagem.
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