O MUNDO DAS FORMAS, ENSINANDO QUÍMICA PARA ARGOS E TIRÉSIAS: O USO DE MAQUETES TÁTEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE LIGAÇÃO IÔNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Code: 201001938
28
9
Título

O MUNDO DAS FORMAS, ENSINANDO QUÍMICA PARA ARGOS E TIRÉSIAS: O USO DE MAQUETES TÁTEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE LIGAÇÃO IÔNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores(as):
  • Edivanda Silva Pontes

    PONTES, Edivanda Silva

  • Darlison Guto Travassos de Sousa

    SOUSA, Darlison Guto Travassos de

  • Gilbson Santos Soares

    SOARES, Gilbson Santos

  • Nila Luciana Vilhena Madureira

    MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena

  • Reginaldo da Silva Sales

    SALES, Reginaldo da Silva

  • Vanessa Pires Santos Maduro

    MADURO, Vanessa Pires Santos

  • Rudinei Alves dos Santos

    SANTOS, Rudinei Alves dos

  • Verônica Solimar dos Santos

    SANTOS, Verônica Solimar dos

DOI
10.37885/201001938
Publicado em

08/12/2020

Páginas

425-447

Capítulo

29

Resumo

Um dos grandes desafios da Educação na atualidade é a educação inclusiva. O presente artigo traz uma reflexão sobre a implementação de recursos didáticos alternativos para o ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência da utilização de maquetes táteis como metodologia facilitadora, para a compreensão do tema ligações iônicas a alunos com deficiência visual. Em seu dia a dia, o professor de química é desafiado a adotar diferentes estratégias para conseguir atrair os discentes, haja vista que por ser uma ciência complexa carrega em si o peso de ser considerada difícil e pouco atrativa. Nesse viés, quando se trata de alunos com necessidades especiais, os desafios da docência nessa disciplina se multiplicam. No entanto, a criatividade somada ao planejamento pode ser capaz de grandes inovações. Com o uso de materiais de fácil acesso foram produzidas 5 maquetes, as quais o público-alvo pode tocar e compreender os fenômenos de ligação de maneira mais concreta e facilitadora.

Palavras-chave

Educação inclusiva - recurso didático, Educação especial - cegos, Ligação iônica - ensino aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.