O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DAS PESQUISAS COM O XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rogério de Melo Grillo
Grillo, Rogério de Melo
Eloisa Rosotti Navarro
Navarro, Eloisa Rosotti
Maria do Carmo de Souza
Souza, Maria do Carmo de
Regina Célia Grando
Grando, Regina Célia
04/02/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O objetivo do presente capítulo é analisar as pesquisas que tratam do jogo de xadrez no âmbito da Educação Matemática, especificamente, as pesquisas realizadas no Brasil nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Educação Matemática e PROFMAT. Com isso, usamos do Banco de Teses da Capes (2020) como referência, englobando o período de 1995 a 2019. Instituímos este recorte, dado que a primeira pesquisa foi incutida na plataforma no ano de 1995 e a última no ano de 2019. Ademais, vale enfatizar que esta pesquisa é subsidiada por uma perspectiva lógico-histórica (KOPNIN, 1978), pois assumimos que os discursos e práticas pedagógicas com o xadrez, no bojo da Matemática Escolar, estão em constante movimento e transformações sociais, sendo, destarte, uma categoria histórica e cultural. Por intermédio do movimento lógico-histórico das pesquisas analisadas, constatamos que existe uma essencialidade em se realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o papel do xadrez em aulas de Matemática. Além disso, faz-se fulcral investigar em que medida o xadrez pedagógico, no contexto da Matemática Escolar, em conformidade com um conjunto de preceitos didático-metodológicos, engendra a produção de conhecimentos matemáticos, o desenvolvimento do pensamento matemático, a valorização do jogo como um elemento da cultura lúdica e/ou o desenvolvimento dos alunos (crianças e jovens-estudantes).
Educação Matemática; Xadrez Pedagógico; Lógico-/Histórico
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