O MOVIMENTO BALÍSTICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À OLIMPÍADA - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

Code: 220207606
13
7
Título

O MOVIMENTO BALÍSTICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À OLIMPÍADA - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores(as):
  • Eliesio Alves da Silva

    Silva, Eliesio Alves da

  • Damião Pedro Meira Filho

    Meira Filho, Damião Pedro

DOI
10.37885/220207606
Publicado em

26/02/2022

Páginas

169-180

Capítulo

10

Resumo

Neste trabalho, foi utilizada uma sequência didática destinada ao ensino do movimento balístico a partir de um relato de experiência da atividade docente em algumas cidades do Estado do Pará nos últimos anos. O objetivo principal do trabalho era o ensino do movimento balístico (lançamento oblíquo). Pautada na aprendizagem significativa de David Ausubel, no contexto da realização de experimentos em Física. A proposta relacionou o ensino de Física através de uma sequência didática pautada na experimentação e análise do voo dos protótipos construídos. Resultado: A aplicação dessa sequência teve como metodologia de ensino-aprendizagem procedimentos pré-estabelecidos buscando desenvolver as estruturas cognitivas do aluno a partir do seu conhecimento prévio e auxiliá-lo à construir um aprendizado de forma significativa. A sequência utilizada era composta de duas atividades iniciais objetivando organizar os conhecimentos prévios dos alunos. As demais atividades foram realizadas na forma de oficinas: Oficina de construção de Foguetes e bases de lançamento e Oficina de Lançamento dos dispositivos para coleta e análise de dados do movimento, nestas oficinas destacou-se o novo conhecimento a aprender: o Movimento Balístico. Conclusão: O estudo procurou fazer intermediação entre teoria e prática dos conceitos de Mecânica dos corpos e teve como um dos objetivos, analisar e entender a problemática dos conceitos físicos sobre movimentos, em especial o lançamento oblíquo e integrar estas atividades, dado ao caráter multidisciplinar da atividade experimental, com outras disciplinas para a promoção do ensino de Física.

Palavras-chave

Sequência Didática, Atividade Experimental, Movimento balístico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.