O MODELO DAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS-PERNAMBUCO (MOMUP-PE) COMO PROPOSTA TEÓRICO/ METODOLÓGICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA
Fernanda Muniz Brayner Lopes
Lopes, Fernanda Muniz Brayner
Risonilta Germano Bezerra de Sá
Sá, Risonilta Germano Bezerra de
Zélia Maria Soares Jófili
Jófili, Zélia Maria Soares
Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
01/10/2021
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O presente estudo apresenta concepções sobre processos biológicos, construídos a partir de um contexto fictício, envolvendo o personagem Garfield. O trabalho foi desenvolvido a partir de tirinhas enfocando diferentes momentos do gato Garfield e sua relação com os alimentos. Para trabalhar os conceitos envolvidos no contexto alimentar utilizou-se o Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuP-PE) com professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O processo transcorre a partir dos movimentos de desconstrução do caso estudado, de forma orientada e reflexiva, buscando articular os conhecimentos prévios do grupo, ressignificando-os através de um processo de reconstrução articulada e paradigmática. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da Base Operacional de Aprendizagem (BOA) proposta por Galperin, integrando as ferramentas cognitivas necessárias à realização da ação, - orientação, execução e controle - para o estudo de conceitos de natureza complexa. Observou-se nos trabalhos realizados pelas equipes, interações mediadas perpassando os momentos do MoMuP-PE, onde o conceito a ser elaborado se apresentava em ações executadas num plano externo e a linguagem auxiliava na conversão da ação externa em ação teórica, favorecendo o desenvolvimento do pensamento no processo de internalização da ação.
MoMuP-PE, Processos Biológicos, Ensino de Biologia, Conceitos Sistêmico-Complexos, Base de Orientação da Ação - Galperin.
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