O MODAL FERROVIÁRIO COMO ALTERNATIVA ÀS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NA MOBILIDADE URBANA EM SANTA MARIA, RS

Code: 221010611
12
0
Título

O MODAL FERROVIÁRIO COMO ALTERNATIVA ÀS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NA MOBILIDADE URBANA EM SANTA MARIA, RS

Autores(as):
  • Luciano Coelho Rorato

    Rorato, Luciano C

  • Pedro Leonardo Cezar Spode

    Spode, Pedro L C

DOI
10.37885/221010611
Publicado em

29/12/2022

Páginas

61-75

Capítulo

4

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão a respeito da mobilidade urbana em Santa Maria no Rio Grande do Sul, sugerindo uma alternativa de transporte coletivo para a área urbana, cidade essa altamente urbanizada e com uma parcela de sua população com baixa capacidade de integração territorial. É um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando o método dialético como abordagem filosófica e teórica. Como instrumentos metodológicos, utiliza-se um Índice de Privação Social (IPS), elaborado por Spode (2020) para a área urbana de Santa Maria, que contribuiu para a avaliação e análise das infraestruturas e condições sociais da cidade. Além disso, avaliou-se a legislação urbana da cidade, em especial o Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial e também o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Maria. Como resultados, refletimos a respeito de uma proposição técnica e socioespacial para a mobilidade urbana, através do uso do modal ferroviário, a partir da linha férrea existente. Esta proposição, em termos de números, traria benefício direto para mais de 115 mil habitantes da cidade, permitindo, de maneira mais efetiva, o pleno uso do território a esta camada social. Dessa maneira, reflete-se que com apoio do Estado, como também dos diferentes setores da iniciativa privada, que tal alternativa traz uma possibilidade da população urbana, sobretudo dos bairros periféricos, de uma maior e mais equitativa mobilidade pelo território, minimizando as desigualdades socioespaciais.

Palavras-chave

Mobilidade urbana, desigualdade socioespacial, Integração territorial, Linha férrea, Índice de privação social, Ferrovia urbana.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.