O “MÉTODO DE ENSINO OSTENSIVO” DA LINGUAGEM E A CRÍTICA DE WITTGENSTEIN

Code: 220308007
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Título

O “MÉTODO DE ENSINO OSTENSIVO” DA LINGUAGEM E A CRÍTICA DE WITTGENSTEIN

Autor(a):
  • Thiago Sebastião Reis Contarato

    CONTARATO, T. S. R.

DOI
10.37885/220308007
Publicado em

02/04/2022

Páginas

62-70

Capítulo

5

Resumo

Neste capítulo, buscaremos fazer uma reflexão geral sobre o funcionamento da definição mais básica que o ser humano costuma utilizar, a saber, a definição ostensiva. Nesse artigo, consideraremos essa reflexão enfatizando o aspecto da aprendizagem através do que chamamos de Método de Ensino Ostensivo, de modo que mostraremos um grave problema associado a esse método. O objetivo é compreender, na medida do possível, o que é a definição ostensiva, assim como alguns dos problemas que envolvem esse tipo de definição, que é uma das mais elementares. Para tanto, basearemos a pesquisa no trabalho que Ludwig Wittgenstein fez em suas “Investigações Filosóficas”, sem a pretensão de esgotar o assunto, mas apenas para mostrar de modo geral algumas das limitações da definição ostensiva.

Palavras-chave

Wittgenstein, Filosofia da Linguagem, Definição Ostensiva, Jogos da Linguagem, Ensino da Linguagem.

Autor(a) Correspondente
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