O “MÉTODO DE ENSINO OSTENSIVO” DA LINGUAGEM E A CRÍTICA DE WITTGENSTEIN
Thiago Sebastião Reis Contarato
CONTARATO, T. S. R.
02/04/2022
62-70
5
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: ENSINO, CONTRIBUIÇÕES E DISCURSOS - VOLUME 2
Neste capítulo, buscaremos fazer uma reflexão geral sobre o funcionamento da definição mais básica que o ser humano costuma utilizar, a saber, a definição ostensiva. Nesse artigo, consideraremos essa reflexão enfatizando o aspecto da aprendizagem através do que chamamos de Método de Ensino Ostensivo, de modo que mostraremos um grave problema associado a esse método. O objetivo é compreender, na medida do possível, o que é a definição ostensiva, assim como alguns dos problemas que envolvem esse tipo de definição, que é uma das mais elementares. Para tanto, basearemos a pesquisa no trabalho que Ludwig Wittgenstein fez em suas “Investigações Filosóficas”, sem a pretensão de esgotar o assunto, mas apenas para mostrar de modo geral algumas das limitações da definição ostensiva.
Wittgenstein, Filosofia da Linguagem, Definição Ostensiva, Jogos da Linguagem, Ensino da Linguagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.