O LÚDICO E O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMBINAM?

Code: 200801058
5
5
Título

O LÚDICO E O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMBINAM?

Autores(as):
  • Bárbara de Oliveira Feliciano Bellonia Reis

    Reis, Bárbara

  • Renan Antônio da Silva

    Silva, Renan Antônio da

  • Pedro Demo

    Demo, Pedro

DOI
10.37885/200801058
Publicado em

18/11/2020

Páginas

714-727

Capítulo

53

Resumo

A universidade é um espaço de ensino, aprendizagem, formação e convivência, onde os estudantes devem ser tratados holisticamente. Já que aprender não é antônimo de lazer, o lúdico nas aulas, atividades de relaxamento e o esporte no ensino universitário são premissas ao comportamento humano, de tal modo que o conhecimento, aliado a esses itens, tem um viés inovador, promotor de concentração e descentrado na produtividade. Este estudo tem como objetivo descrever a percepção de alunos sobre a incorporação de atividade lúdica e de humanização no ensino universitário. Os alunos foram divididos em três grupos. Grupo intervenção: onde a atividade lúdica foi realizada; Grupo Controle: alunos de cursos da saúde que não participaram da atividade lúdica; Grupo MCA: alunos de diferentes universidades que participaram de um congresso nacional sobre saúde, cultura e arte. Participaram da pesquisa 312 estudantes universitários. As respostas sobre a dinâmica apresentada, o lúdico e outras atividades evidenciaram que são ferramentas de aprendizado e descontração, porém os alunos de medicina e de odontologia conhecem menos sobre políticas de humanização em saúde e de ensino quando comparados aos estudantes do Grupo MCA. Dentre os resultados estatísticos, quando questionados sobre o tipo de aula preferido, o valor de p obtido no teste Qui-quadrado foi de 0,000995, evidenciando a preferência de aulas interativas pelo grupo MCA, que tem maior contato com tais práticas. Logo, este estudo pôde concluir que o ensino às ciências da saúde deve ser ativamente humanizado tanto na prática diária dos futuros profissionais quanto nas metodologias de aprendizado.

Palavras-chave

Educação. Lúdico. Medicina; Odontologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.