O LEGADO DA PEDAGOGIA FREIREANA NOPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAGRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Code: 240115628
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Título

O LEGADO DA PEDAGOGIA FREIREANA NOPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAGRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autor(a):
  • Juliana Pimentel

    Pimentel , Juliana

DOI
10.37885/240115628
Publicado em

30/03/2024

Páginas

71-85

Capítulo

5

Resumo

As metodologias de ensino-aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Deste modo, é necessário discutir sobre métodos educacionais que estimulem a reflexão crítica do aluno com a realidade. Objetivo: identificar a produção científica acerca da influência da pedagogia freireana nos métodos de ensino e aprendizagem da graduação de Enfermagem . Método: revisão bibliográfica, realizada em publicações das reuniões da ANPED, Scielo e obras de Paulo Freire. Resultado: A pedagogia de Freire no curso de Enfermagem possibilita a criticidade do aluno frente à realidade. A incorporação da metodologia problematizadora inspirada em Freire contribui na formação profissional ao permitir protagonismo do aluno na resolução de problemas, trabalho em equipe e compreensão de aspectos socioeconômicos, culturais e políticos, considerados determinantes para qualidade vida. Conclusão: o estudo permite discussões posteriores e a reflexão sobre o método mais assertivo na formação de enfermeiros.

Palavras-chave

metodologias ativas, Paulo Freire, aprendizagem ativa

Autor(a) Correspondente
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