O JOGO TRAVESSIAS DE BARCO COMO UM INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Code: 220107210
6
5
Título

O JOGO TRAVESSIAS DE BARCO COMO UM INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Eduardo Gonçalves Santos

    Santos, E.G.

  • Fabiana Maria da Silva Santos

    Santos, F.M.S.

DOI
10.37885/220107210
Publicado em

01/04/2022

Páginas

172-187

Capítulo

13

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor aulas mais atrativas para trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e desafios como recursos didáticos, criativos e inovadores. A proposta de trabalho envolveu o desafio da Travessia de Barcos, aplicada a uma turma de ensino fundamental II de uma escola que fica localizada em um município do estado de Pernambuco. É um jogo que não aborda um componente curricular específico, mas, o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico. A pesquisa teve abordagem qualitativa com modalidade de campo, pois os dados foram coletados pela professora pesquisadora, sendo a observação não estruturada tendo em vista a não intervenção na aplicação. Concluímos que os objetivos foram alcançados sendo observado, durante a aplicação, a participação da turma, motivação, concentração e organização.

Palavras-chave

Jogos Travessias de Barco, Raciocínio Lógico, Aulas de Matemática, Motivação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.