O JOGO POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Code: 201001867
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Título

O JOGO POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autor(a):
  • Gustavo Martins Piccolo

    Piccolo, Gustavo Martins

DOI
10.37885/201001867
Publicado em

14/01/2021

Páginas

385-399

Capítulo

30

Resumo

Este artigo versa sobre a explicação da estrutura epistemológica erigida pela teoria histórico- cultural que permite definir o jogo protagonizado como a atividade principal das crianças pré- escolares. Parte do pressuposto de que a educação física se vem apropriando indevidamente de alguns constructos elaborados por Vygotsky, leontiev e Elkonin, dificultando, assim, a compreensão do arcabouço filosófico que orienta os referidos autores e o possível estabeleci- mento de intervenções que alavanquem o desenvolvimento dos mais diversos alunos e alunas para outros patamares qualitativos. Termina ressaltando a importância do jogo protagonizado, desde que corretamente mediado, na configuração de relações sociais mais democráticas e na apropriação de diversos conhecimentos.

Palavras-chave

Jogo; educação física; atividade principal; teoria histórico-cultural.

Autor(a) Correspondente
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