O INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO NA AVALIAÇÃO E NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Code: 210906085
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Título

O INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO NA AVALIAÇÃO E NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Autores(as):
  • Lucieny Almohalha

    Almohalha, Lucieny

  • Katiane Beatriz da Silva Pagnan

    Pagnan, Katiane Beatriz da Silva

  • Lidiane de Souza Santos

    Santos, Lidiane de Souza

DOI
10.37885/210906085
Publicado em

01/12/2021

Páginas

287-301

Capítulo

22

Resumo

Introdução: O desenvolvimento é um processo contínuo que começa na concepção e progride ao longo da vida com mudanças físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais. Objetivos: avaliar e descrever, a partir da visão materna, o desenvolvimento neuro-sensório-motor, cognitivo e psicossocial de 30 crianças de 0 a 2 anos de idade, nascidas pré-termo e a termo e detectar precocemente sinais de alterações. Métodos: Foi uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se roteiro de anamnese e Inventário Portage Operacionalizado. Resultados: Constatou-se que para as crianças de 0 a 1 ano, somente a área de estimulação infantil estava desenvolvida; as demais, socialização, cognição, linguagem, autocuidado e desenvolvimento motor estavam em sua maioria com itens em desenvolvimento ou em atraso. Para as crianças de 1 a 2 anos somente a área socialização estava desenvolvida; a cognição e linguagem estavam com itens desenvolvidos e não desenvolvidos; e o autocuidado e desenvolvimento motor estavam divididos entre itens desenvolvidos ou em desenvolvimento. Conclusão: Conclui-se que algumas áreas do desenvolvimento de crianças nascidas a termo e pré-termo estavam com alterações e atrasos. Faz-se necessário considerar todas as capacidades e a plasticidade cerebral da criança e promover uma intervenção precoce que tenha resultados satisfatórios e que ofereça subsídios para a prevenção de alterações no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave

Desenvolvimento infantil, mães, Estimulação precoce, Prematuridade.

Autor(a) Correspondente
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