O IMPACTO DAS NUCLEAÇÕES DAS ESCOLAS DO CAMPO - UM ESTUDO DECASO NO MUNICÍPIO DE MALHADA DE PEDRAS/BA

Code: 210605115
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Título

O IMPACTO DAS NUCLEAÇÕES DAS ESCOLAS DO CAMPO - UM ESTUDO DECASO NO MUNICÍPIO DE MALHADA DE PEDRAS/BA

Autores(as):
  • Doralice Leite Ribeiro Alves

    Alves, Doralice Leite Ribeiro

  • Edna Alves Pereira da Silva

    Silva, Edna Alves Pereira da

  • Alcirlene Aparecida dos Santos

    Santos, Alcirlene Aparecida dos

DOI
10.37885/210605115
Publicado em

30/07/2021

Páginas

285-296

Capítulo

22

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Educação do Campo nas últimas três décadas vem sendo tratada numa perspectiva de valorização da diversidade, na qual a construção da identidade do educando e a organização do ensino campestre vem sendo priorizados é que se objetivou identificar os impactos que as nucleações escolares trouxeram nas escolas do campo do município de Malhada de Pedras/BA. Para tanto, foi aplicado um questionário aos professores das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino, através do qual se constatou que o processo de nucleação trouxe resultados predominantemente positivos quanto aos aspectos físicos (melhoria na infraestrutura, como banheiro feminino e masculino; melhoria na cozinha, etc.) e pedagógicos (diretores e coordenadores nas escolas e formação continuada). Vale ressaltar que o processo de nucleação das escolas da Rede Municipal de Educação de Malhada de Pedras ocorreu entre as escolas do campo, ou seja, do campo para o campo e não para a sede ou distrito como acontece na maioria dos municípios brasileiros, assim a presente pesquisa demostra que a nucleação no município citado prevaleceu os aspectos positivo no tangente a melhoria da oferta da educação do campo.

Palavras-chave

Educação do Campo, Nucleação, Valorização.

Autor(a) Correspondente
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