O IMPACTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM IMPERATRIZ MARANHÃO: UMA VISÃO DOS DOCENTES

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Título

O IMPACTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM IMPERATRIZ MARANHÃO: UMA VISÃO DOS DOCENTES

Autores(as):
  • Hellem Mayanne Lima Viana Loiola

  • Neimar Sousa Pinto Pereira

  • Elival Pereira Dos Santos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613424
    Publicado em

    30/07/2023

    Páginas

    131-153

    Capítulo

    8

    Resumo

    Objetivo: investigar as características de atividades lúdicas enquanto metodologia ativa em práticas pedagógicas no ensino de ciências contábeis, visando atender às dificuldades enfrentadas pela maioria dos estudantes na aquisição de conhecimento aos conteúdos relacionados à contabilidade.Métodos: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva,qualiquantitativa, além disso, foi aplicado um questionário com 16 questões, para se obter maiores informações junto aos professores. Resultados e Discussões: os mais relevantes foram: 64,7% sexo masculino, 47% na faixa etária que vai de 30 a 45 anos; 52% casados; 52,9% possui o mestrado completo; 29,4% com renda familiar que vai de R$ 7.000,00 a R$ 10.000,00; 35,3% trabalha no CEUMA; 64% acham importante o uso da atividade lúdica no processo ensino aprendizagem dos alunos no curso ciências contábeis; 41,2% o aluno também considera importantes essas atividades; 52,94% às vezes utilizam as atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem dos alunos; 70,6% utilizam as atividades lúdicas de forma presencial; 35,3% às vezes sentem-se motivados em “aprender brincando” utilizando as atividades lúdicas; 52,9% afirmam que as vezes melhora o desempenho acadêmico dos discentes quando se utilizam das atividades lúdicas no ensino aprendizagem; 58,8% relatam que ocasionalmente utilizam as atividades lúdicas com maior frequência; 52,9% usam o Quiz como atividade lúdica no ensino; 47,1% afirmam que as instituições IES recebem incentivos para a realização de atividades lúdicas e 52,9% disseram que as IES estão preparadas para a realização de atividades lúdicas.Conclusão:Apartir da contabilidade, o usuário possui parâmetros para definir suas projeções, tomar decisões com segurança necessária baseada em fatores confiáveis.Nesse sentido, o lúdico é uma forma dos alunos participarem das atividades escolares com a finalidade de aprendizagem, pois quem brinca também pode agir, sentir, pensar, aprender e se desenvolver.Acredita-se que essa abordagem é propícia para a formação de habilidades pessoais e profissionais para a vida e mudanças para comportamentos que envolvem o papel do aluno.

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    Palavras-chave

    Ludicidade, Aprendizagem, Contabilidade.

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