O IMPACTO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NA AUTOESTIMA: O BULLYING E SUA INFLUÊNCIA NO PSICOLÓGICO DE JOVENS LGBTQIA+

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Título

O IMPACTO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NA AUTOESTIMA: O BULLYING E SUA INFLUÊNCIA NO PSICOLÓGICO DE JOVENS LGBTQIA+

Autor(a):
  • Maria Luzia Covas Fonseca Ribeiro

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240115483
    Publicado em

    29/02/2024

    Páginas

    70-87

    Capítulo

    5

    Resumo

    O presente trabalho apresenta dados e referências sobre a relação do bullying sofrido na escola com a falta de autoestima de jovens LGBTQIA+. O objetivo é entender como o impacto do preconceito modifica a forma como indivíduos se identificam como seres únicos, e observar o gênero como um fator opressor, enquanto a orientação sexual e a sexualidade se encaixam como condições reprimidas, além de buscar soluções para gerações futuras entenderem as problemáticas do bullying. Para que o estudo pudesse ser realizado, foram utilizadas referências de autores e pesquisadores das áreas de gênero, sexualidade, educação e bullying. Para dar fundamento à pesquisa, foram realizadas entrevistas com jovens LGBTQIA+ que relataram suas experiências com o bullying e como foram afetados por ele. Entendemos, a partir dos resultados, que a maioria dos entrevistados possuem ou possuíam dificuldade em se expressar como indivíduos, causando desconforto com a própria imagem, sexualidade e dúvidas sobre o que se deve ou não fazer. Concluímos que buscar e ensinar sobre o amor próprio, e contribuir para que gerações futuras cresçam em ambientes acolhedores é um dos primeiros passos para essa mudança de pensamento dentro e fora do ambiente escolar.

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    Palavras-chave

    Bullying; Orientação Sexual; Escola; Autoestima; Amor Próprio.

    Licença

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