O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA

Code: 220508886
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Título

O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA

Autores(as):
  • Gabriela Martins Schlesner

  • Claudia Natali Alba Malagri

  • Daniel Luciano Gevehr

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508886
    Publicado em

    05/07/2022

    Páginas

    23-38

    Capítulo

    2

    Resumo

    O objetivo deste trabalho é realizar uma análise crítica a respeito das contribuições que a transformação digital trouxe para o ensino a distância no Brasil, e o quão acessível esta modalidade de ensino é no país. Para tanto, foi realizado um levantamento da literatura existente, onde livros e artigos selecionados nas plataformas Capes, Scielo e Google Acadêmico, embasaram a construção do estudo. Inferiu-se que a transformação digital provocou profundas mudanças na educação a distância, aumentando as possibilidades pedagógicas e qualificando esta modalidade de ensino. O atual modelo de educação a distância, ancorado na transformação digital, é inclusivo, pois oportuniza o acesso à educação daqueles que não podem estar presentes nas instituições de ensino em horários predeterminados. Porém, paradoxalmente, é excludente, pois aqueles indivíduos que não possuem os recursos tecnológicos necessários na EAD não têm a possibilidade de optar por esta modalidade de ensino, e este último fato ficou ainda mais evidenciado com a pandemia de Covid-19. É necessário, portanto, criar políticas públicas para mitigar a exclusão digital e oferecer a todos a oportunidade de ingressar nesta modalidade de educação, quando necessário ou desejado.

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    Palavras-chave

    Educação a distância, Transformação digital, Acesso à educação.

    Licença

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