O IMPACTO DA PANDEMIA NO AUMENTO DO TEMPO DE TELA POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Fernanda Calais
Calais, Fernanda Christie Cardoso de
Isadora Santos
Santos, Isadora Barros dos
Karolynne Aguiar
Aguiar, Karolynne Da Silva
Cintia Navarro
Navarro, Cintia Borges
Michelle Villar
Villar, Michelle Procópio de Oliveira
Jéssica Kuchar
Kuchar, Jéssica
01/03/2024
47-61
3
Objetivo: Verificar o impacto da pandemia no aumento do uso das telas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal. A casuística foi composta por 50 pais ou responsáveis de crianças com TEA que atenderam aos critérios de inclusão propostos. O estudo foi realizado na Clínica Escola do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). Os pais foram contatados por meio de contato telefônico, e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas, sendo então orientados sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa e convidados a participar do estudo. Aqueles que aceitaram participar receberam um link da Plataforma Google Forms para preenchimento online do questionário proposto. Resultados: Houve 88% de aumento do tempo de tela por crianças com TEA (p<0,001) segundo seus pais ou responsáveis. Conclusão: Por meio do presente estudo foi possível concluir que houve um aumento durante a pandemia do uso de dispositivos tecnológicos e tempo de tela pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pandemia COVID-19; Transtorno do Espectro Autista; Tempo de tela; Fonoaudiologia
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