O IMPACTO DA CAMPANHA 'MEU PAI PRESENTE' DA NATURA NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO, MARCAS E AGENDAMENTO
O IMPACTO DA CAMPANHA 'MEU PAI PRESENTE' DA NATURA NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO, MARCAS E AGENDAMENTO
Daniel Dubosselard Zimmermann
Eneus Trindade
Karla Meira
31/05/2023
862-879
61
Este trabalho objetivou relatar pesquisa aplicada sobre a influência da publicidade de marcas na formação da agenda pública utilizando o escopo teórico da Midiatização, das Mediações e do Agenda-setting, referentes ao consumo na vida material constituídos pelas ações das marcas em coerência com seus valores. Foi realizada uma análise de redes sociais com a campanha “Meu Pai Presente” da Natura, em que identificamos que o agendamento da marca foi bem-sucedido, e que a organização pratica os valores que estão representados em seus discursos de forma relevante. Aferimos que uma maioria negativa na rede, quanto aos sentimentos e opiniões não está relacionada à crise ou ao prejuízo financeiro; que a opinião pública frente à marca não se torna ruim; e que quando existe alinhamento do discurso à prática, e foco no público-alvo correto, as críticas negativas funcionam como um acelerador positivo frente à opinião pública e a públicos de alto interesse das organizações.
Ler mais...consumo, agenda-setting, marcas, Natura, análise de redes sociais.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.