O FUTSAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO DE ESCOLARES

Code: 230312366
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Título

O FUTSAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO DE ESCOLARES

Autores(as):
  • João Gabriel Gewehr

    Gewehr, João Gabriel

  • Marli Hatje

    Hatje, Marli

DOI
10.37885/230312366
Publicado em

30/04/2023

Páginas

262-272

Capítulo

24

Resumo

Este projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o município de Novo Cabrais/RS, através de uma escolinha esportiva, objetiva estimular a participação de crianças e jovens, de 05 a 17 anos, em atividades de iniciação esportiva, no contraturno escolar. Além da atividade semanal regular, a participação em eventos esportivos e o envolvimento das famílias em ações do projeto são fatores motivacionais que contribuem à redução do índice de sedentarismo envolvendo dos escolares, que possuem, no máximo, duas aulas semanais de Educação Física e não praticam nenhuma outra atividade física paralelamente. As atividades da escolinha de futsal acontecem em seis categorias, divididas por faixa etária e realizam-se aos finais de semana em quadra esportiva coberta disponibilizada pelo município. O planejamento e a execução das atividades consideram as dimensões de conteúdo procedimental, atitudinal e conceitual (COLL et al, 2000), de modo a conscientizar os participantes da importância de atividades físicas. Como o número de escolares aumentou em 100% desde o início do projeto, acreditamos que a escolinha é uma boa estratégia para combater o sedentarismo, considerando o aumento e a regularidade dos participantes. Em todo processo de ensino-aprendizagem, criam-se valores que ultrapassam a prática da modalidade, pois como o projeto tem impacto social na comunidade de Novo Cabrais, ao investir em práticas esportivas, sociais e culturais, o município também está investindo em saúde e qualidade de vida, logo reduzindo o nível de sedentarismo que atinge o público infanto-juvenil.

Palavras-chave

Comportamento Sedentário, Estilo de Vida Sedentário, Educação Física Escolar.

Autor(a) Correspondente
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