O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO VISTO SOBRE A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA

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Título

O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO VISTO SOBRE A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303750
    Publicado em

    03/07/2021

    Páginas

    135-147

    Capítulo

    10

    Resumo

    O presente estudo tem por objetivo descrever o fenômeno religioso de um modo geral, a partir das perguntas existenciais que levam as ciências a mergulhar nas mais diversas investigações por se tratar de um tema complexo para o entendimento do pluralismo religioso. Este fenômeno é visto à luz das tradições religiosas, e também pelas ciências. Por outro lado, o fenômeno religioso é também compreendido como objeto de estudo do Ensino Religioso (ER). Por isso, faz-se necessário essa pesquisa a respeito desse fenômeno, uma vez que isso é tratado em sala de aula, onde educadores e educandos procuram compreender o sagrado do outro, a partir da tradição religiosa de cada um, que “dizem respeito à totalidade da vida”, onde as pessoas buscam essa transcendência que dá sentido à vida. A pesquisa é de natureza bibliográfica qualitativa e entre os autores estudados destacamos: Aresi, Harada, Flores, Ruedell, Filoramo e Prandi, Eliade, entre outros.

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    Palavras-chave

    Fenômeno Religioso. Ciência. Ensino Religioso.

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