O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO VISTO SOBRE A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA

Code: 210303750
14
18
Título

O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO VISTO SOBRE A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/210303750
Publicado em

03/07/2021

Páginas

135-147

Capítulo

10

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever o fenômeno religioso de um modo geral, a partir das perguntas existenciais que levam as ciências a mergulhar nas mais diversas investigações por se tratar de um tema complexo para o entendimento do pluralismo religioso. Este fenômeno é visto à luz das tradições religiosas, e também pelas ciências. Por outro lado, o fenômeno religioso é também compreendido como objeto de estudo do Ensino Religioso (ER). Por isso, faz-se necessário essa pesquisa a respeito desse fenômeno, uma vez que isso é tratado em sala de aula, onde educadores e educandos procuram compreender o sagrado do outro, a partir da tradição religiosa de cada um, que “dizem respeito à totalidade da vida”, onde as pessoas buscam essa transcendência que dá sentido à vida. A pesquisa é de natureza bibliográfica qualitativa e entre os autores estudados destacamos: Aresi, Harada, Flores, Ruedell, Filoramo e Prandi, Eliade, entre outros.

Palavras-chave

Fenômeno Religioso. Ciência. Ensino Religioso.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.