O FEEDBACK PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FEEDBACK EVIDENCIADO POR PROFESSORES PREPARADOS POR MODELOS DISTINTOS

Code: 220609267
16
4
Título

O FEEDBACK PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FEEDBACK EVIDENCIADO POR PROFESSORES PREPARADOS POR MODELOS DISTINTOS

Autor(a):
  • João Manuel Petrica

    Petrica, João Manuel

DOI
10.37885/220609267
Publicado em

06/09/2022

Páginas

350-362

Capítulo

25

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH V

Resumo

A procura do sucesso pedagógico tem levado ao desenvolvimento e à adopção de metodologias, estratégias, modelos, experiências ou programas de formaçãode professores que possam contribuir para melhorar as habilidades de ensino e a competência para ensinar. Aplicamos esses modelos sem conhecer bem os resultados da sua utilização, nem a curto, nem a médio prazo. No sentido de procurar contribuir para o conhecimento desta problemática, a presente pesquisa concorre com um conjunto de outras, de forma a tentar encontrar os motivos que justifiquem a preferência por alguma daquelas práticas. Pretendíamos saber se a aplicação de distintos processos de preparação de professores para a prática docente tinha tradução, mais tarde, durante a prática pedagógica ou estágio, em diferenças significativas no comportamento de feedback evidenciado pelos professores a eles submetidos. Para isso, decidimos preparar os participantes através de quatro processos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, como o ensino com pares, o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, e uma preparação clássica sem a utilização de qualquer um destes modelos, e, mais tarde, durante a sua prática pedagógica (estágio), efectuar a análise de ensino que nos permitisse encontrar as respostas pretendidas. A análise objectiva das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, durante o primeiro período do ano lectivo, foi efectuada à base do FEED/ULG, tendo­nos permitido conhecer as taxas e as frequências médias de emissão do feedback por cada um dos grupos de professores, bem como o objectivo, a forma, a direcção, o contexto e o momento da sua emissão. O estudo colocou em evidência que as diferenças nos aspectos quantitativos do feedback emitido pelos professores preparados pelos distintos procedimentos não são suficientemente grandes para poderem ser consideradas de significativas, tal não acontecendo, no entanto, com a maioria dos seus aspectos qualitativos, permitindo­nos concluir que a opção por um modelo de preparação prévia de professores, traz, mais tarde, significativas diferenças ao nível do objectivo, da forma e do contexto da prestação comportamental de reagir à prestação motora dos alunos.

Palavras-chave

Análise de ensino. Supervisão. Feedback pedagógico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.