O FEEDBACK COMO ASPECTO MOTIVADOR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL E A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB

Code: 220809896
10
1
Título

O FEEDBACK COMO ASPECTO MOTIVADOR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL E A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB

Autores(as):
  • Domício Magalhães Maciel

    Maciel, Domício Magalhães

  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

    Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra

DOI
10.37885/220809896
Publicado em

01/10/2022

Páginas

142-161

Capítulo

11

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar alguns aspectos de processos de Avaliação online revelados na pesquisa de Doutorado do seu primeiro autor, recentemente concluída. Traz o debate sobre necessidade, em qualquer contexto de formação – presencial ou online – da prática consciente, e para todos e todas, do Feedback no processo de Avaliação da Aprendizagem. A pesquisa se deu no contexto de uma Licenciatura em Matemática no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta sucintamente a importância de desenvolver mais estudos e pesquisa sobre a temática da Avaliação Formativa em qualquer contexto, para revelar, de modo especial, a importância de um dos elementos dessa modalidade avaliativa: o Feedback. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou em referenciais da Pesquisa Qualitativa e da Análise de Conteúdo, com vistas à coleta de dados e sua interpretação sobre os processos de Avaliação online no contexto de uma disciplina de Pré-Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática da UAB. Em nosso modo de entender, alguns aspectos evidenciados na pesquisa apresentados neste trabalho, vinculados ao Feedback, se apresentam como motivadores para a Interação Social e a Aprendizagem, quais sejam: Feedback pelo Tutor online nas atividades avaliativas e no acompanhamento e orientação dos alunos; Motivação dos alunos em função de Feedback do Professor; Aspectos da Interação Social como possibilidade de Aprendizagem.

Palavras-chave

Avaliação online, Educação a Distância, Licenciatura em Matemática a distância, Universidade Aberta do Brasil, Feedback.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.