O FAZER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DOCENTES EM ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE PERTENCIMENTO À NATUREZA
Edléia Aparecida Ferreira de Sousa
Sousa, Edléia Aparecida Ferreira de
Maria do Carmo Vieira Filha
Vieira Filha, Maria do Carmo
Mário Medice
Medice, Mário
26/02/2022
430-446
34
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 2
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-participante realizada pela Comissão de Meio Ambiente do IFPA, campus Marabá Industrial, com foco na formação de educadores ambientais. O desenvolvimento das ações com os docentes do campus adveio da análise de questionários e entrevistas, cujo resultado apresentou uma lacuna na compreensão de conceitos fundamentais para reflexões acerca da educação ambiental crítica e emancipadora. Para dirimir essa lacuna foi realizada uma oficina, composta por quatro dinâmicas lúdicas, cada uma com um objetivo específico que culminava no objetivo geral, ressignificar a dicotomia homem x natureza: pertencimento do ser humano à natureza. As dinâmicas foram realizadas com docentes que lecionavam no curso técnico em Controle Ambiental, em espaços físicos diferenciados, que oportunizaram reflexões importantes dos participantes, no tocante aos seus papeis como seres humanos, como docentes em suas respectivas disciplinas e como educadores ambientais.
Meio ambiente, Dinâmicas, Pertencimento.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.