O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI
O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI
Bárbara Canziani Kristensen
Idorlene da Silva Hoepers
01/05/2022
1631-1643
130
Este artigo mostra os primeiros resultados da construção de um estado da arte realizado para compor uma pesquisa de dissertação em fase inicial, do Programa de Pós-graduação em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC), com o objetivo geral de analisar como as recomendações dos organismos multilaterais influenciam a elaboração das políticas educacionais de inclusão, em especial no Brasil, Bolívia e Uruguai. Partimos dos referenciais que explicam o uso dessa metodologia de pesquisa a partir de cinco trabalhos que foram publicados nas últimas duas décadas e que propõem os seguintes procedimentos, resumidamente expostos: definição dos descritores; localização dos bancos de pesquisas; estabelecimento de critérios para a seleção do material do corpus; levantamento dos trabalhos catalogados; coleta do material de pesquisa; leitura para síntese preliminar; organização do relatório do estudo e análise e elaboração das conclusões preliminares. Para o caso específico deste artigo, buscou-se a produção científica desenvolvida em teses e dissertações publicadas entre 2013 e 2021 e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, em pesquisa feita durante os meses de agosto e setembro de 2021. Após as etapas citadas, encontraram-se 6 dissertações e 4 teses potencialmente promissoras, cujos resumos e palavras-chave foram analisados e apontaram que não há trabalhos que tratem sobre o assunto específico da dissertação em questão, indicando o possível ineditismo da pesquisa.
Ler mais...Políticas de inclusão, América Latina, organismos multilaterais, estado da arte.
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