O ESTADO BRASILEIRO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
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O ESTADO BRASILEIRO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Tatiane Cristina Mauricio Emerick
Laíse Ataides Ribeiro Dourado
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31/08/2021
83-102
6
Este artigo, inserido na área de políticas públicas e educação, procura responder quais as concepções do Estado brasileiro e suas relações com os processos de reformas que atingem os serviços públicos, em especial, a educação. Com isso, o objetivo é discutir a concepção do Estado brasileiro que se fez patrimonialista e burocrático, relacionando os processos atuais de reformas ao Estado gerencialista, o que atinge os serviços públicos, incluindo a educação em suas políticas de formação inicial, na residência pedagógica e os professores que atuam na educação especial. O método utilizado foi revisão bibliográfica de alguns referenciais teóricos como Weber (1999), Bresser-Pereira (1996) e Freitas (2018). Concluímos que o estado patrimonialista permanece engendrado nas políticas do Estado brasileiro; além disso, que as reformas educacionais no ensino público brasileiro, derivadas das exigências neoliberais, trouxeram novos contextos à formação docente.
Ler mais...Estado brasileiro; Gerencialismo; Reformas educacionais; Políticas de formação docente.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A PRIVATIZAÇÃO: CONCEPÇÕES, AÇÕES E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
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