O ESTADO BRASILEIRO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

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Título

O ESTADO BRASILEIRO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Tatiane Cristina Mauricio Emerick

  • Laíse Ataides Ribeiro Dourado

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705534
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    83-102

    Capítulo

    6

    Resumo

    Este artigo, inserido na área de políticas públicas e educação, procura responder quais as concepções do Estado brasileiro e suas relações com os processos de reformas que atingem os serviços públicos, em especial, a educação. Com isso, o objetivo é discutir a concepção do Estado brasileiro que se fez patrimonialista e burocrático, relacionando os processos atuais de reformas ao Estado gerencialista, o que atinge os serviços públicos, incluindo a educação em suas políticas de formação inicial, na residência pedagógica e os professores que atuam na educação especial. O método utilizado foi revisão bibliográfica de alguns referenciais teóricos como Weber (1999), Bresser-Pereira (1996) e Freitas (2018). Concluímos que o estado patrimonialista permanece engendrado nas políticas do Estado brasileiro; além disso, que as reformas educacionais no ensino público brasileiro, derivadas das exigências neoliberais, trouxeram novos contextos à formação docente.

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    Palavras-chave

    Estado brasileiro; Gerencialismo; Reformas educacionais; Políticas de formação docente.

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