O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Code: 220709466
11
15
Título

O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores(as):
  • Miguel Aureus Souza Palacios

    PALACIOS, M.A.S.

  • Isabela Costa Da Silva

    SILVA, I.C.

  • Matheus Albuquerque Ferreira Teixeira

    TEIXEIRA, M.A.F.

  • Gabriele Cotrim Vilarinho

    VILARINHO, G.C.

  • Maria Do Carmo Baracho De Alencar

    Alencar, Maria Do Carmo Baracho De

DOI
10.37885/220709466
Publicado em

30/08/2022

Páginas

111-124

Capítulo

9

Resumo

Introdução: Em 2020, houve a paralisação das atividades presenciais por motivo da pandemia de COVID-19, sendo necessário que as escolas adotassem estratégias de ensino em trabalho remoto. Objetivo: Relatar a experiência de estágio de graduação na área de Saúde do Trabalhador na investigação sobre as dificuldades vivenciadas por professores no ensino em escolas públicas, durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Foi realizada uma seleção aleatória de professores de escolas públicas e particulares dos níveis fundamental e médio da região de São Paulo, e que trabalharam remotamente durante a pandemia nos anos de 2020 a 2021. Posteriormente houve o agendamento para a realização de entrevistas online, que foram gravadas para análise de conteúdo. Resultados: Participaram 7 professores com idades entre 25 e 50 anos, a maioria do sexo feminino (4), e 4 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional de uma Universidade Pública. Entre as principais dificuldades junto aos professores surgiram a falta de suporte tecnológico, em aprender a lidar com plataformas digitais, a pouca frequência e participação nas aulas, as dificuldades de acesso à internet e equipamentos por parte dos estudantes, e na socialização. O fato de estarem em casa, próximo à família, foi um conforto para a maioria. Conclusão: Surgiram muitas dificuldades, que tiveram que ser superadas pelos professores e estudantes. A experiência nesta atividade de estágio foi considerada satisfatória, os estudantes puderam compreender as dificuldades vivenciadas pelos professores durante a pandemia, trazendo reflexões e debates.

Palavras-chave

Educação, Ensino, Pandemia, Saúde do trabalhador

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.