O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E O MODELO CONFECIONAL NO BRASIL

Code: 220709314
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Título

O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E O MODELO CONFECIONAL NO BRASIL

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/220709314
Publicado em

30/08/2022

Páginas

99-114

Capítulo

8

Resumo

Este artigo buscou aprofundar o conhecimento quanto à problemática criada pela inserção da disciplina Ensino Religioso na educação pública no Brasil, demonstrando algumas concepções de especialistas sobre a disciplina, seus problemas sócio pedagógicos e como ela pode ser trabalhada por meio dos temas transversais da educação. O trabalho trouxe como objetivo geral analisar qual a viabilidade de implementação da Religião em um Estado intitulado Laico. Nesse contexto buscou-se o estabelecimento de uma análise crítica sobre o ensino religioso nas instituições de ensino brasileiras, com base nos parâmetros jurídicos e legais relacionados. Baseando-se no vínculo existente entre as pessoas, a crença e a religião, destacada sua relevância, realizou-se uma observação sob a égide do Estado Laico de Direito. A partir do contexto constitucional, a análise infraconstitucional dos aspectos jurídicos relacionou-se à uma abordagem legal, da estrutura e organização dos mecanismos de ensino quanto a implementação da disciplina nas escolas públicas.

Palavras-chave

Ensino religioso, Instituição de ensino, Liberdade religiosa, Laicismo.

Autor(a) Correspondente
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