O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA POR MEIO DOS CONCEITOS DE REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO APLICADOS AO NOVO ENSINO MÉDIO

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Título

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA POR MEIO DOS CONCEITOS DE REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO APLICADOS AO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Rafael Ribeiro dos Santos

  • Rozângela Aparecida de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107517
    Publicado em

    16/02/2022

    Páginas

    1740-1751

    Capítulo

    143

    Resumo

    A Geografia se insere como uma área dinâmica do conhecimento e que traz consigo uma densidade, sobretudo no que diz respeito às análises socioespaciais que são empreendidas à luz dessa ciência. Nesse contexto, cabe ressaltar que a Geografia possui cinco macro categorias de análise do espaço, bem como das múltiplas relações que são estabelecidas no mesmo, sendo elas: espaço, região, lugar, paisagem e território. Desse modo, o artigo em questão, o qual decorre dos resultados do projeto desenvolvido no estágio, na fase de regência no Ensino Médio, realiza uma analise das possíveis dificuldades dos alunos acerca da compreensão dos conceitos de “região” e “regionalização”. Esse objetivo se orienta pela necessidade do professor tentar ensinar aos seus alunos o conceito de região e seus desdobramentos (tal como o processo de regionalização), de modo que esses possam ter maior clareza acerca dessa temática, visto que se trata de um conteúdo denso de sentidos e significados e que imputa certa complexidade. Assim, faz-se necessário buscar de diferentes metodologias que possibilitem uma melhor aprendizagem desse conteúdo (região e regionalização), não deixando de considerar as suas particularidades e suas nuances.

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    Palavras-chave

    Ensino de Geografia, Estágio, Ensino Médio, Região.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH I

    Licença

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