O ENSINO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS ALGÉBRICOS NO 8º ANO SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Code: 201202587
12
10
Título

O ENSINO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS ALGÉBRICOS NO 8º ANO SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores(as):
  • Luani Griggio Langwinski

    Langwinski, Luani Griggio

  • Tânia Stella Bassoi

    Bassoi, Tânia Stella

DOI
10.37885/201202587
Publicado em

04/02/2021

Páginas

254-269

Capítulo

16

Resumo

Este trabalho apresenta recortes da pesquisa de Mestrado que teve como sujeitos cinco professores de Matemática da rede pública do Estado do Paraná, que ensinam Álgebra para os 8º anos. As análises e discussões dos dados foram embasadas sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval e classificados nas atividades cognitivas de formação, tratamento e conversão. O texto tem como objetivo exibir o discurso utilizado por estes professores ao ensinar os objetos matemáticos algébricos fazendo referência a congruência e não congruência semântica presentes nele. O estudo permitiu evidenciar a importância do registro língua natural nas aulas de matemática.

Palavras-chave

Ensino de álgebra no 8º ano, Prática docente, Registro de Representação Semiótica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.