O ENSINO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS ALGÉBRICOS NO 8º ANO SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Luani Griggio Langwinski
Langwinski, Luani Griggio
Tânia Stella Bassoi
Bassoi, Tânia Stella
04/02/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
Este trabalho apresenta recortes da pesquisa de Mestrado que teve como sujeitos cinco professores de Matemática da rede pública do Estado do Paraná, que ensinam Álgebra para os 8º anos. As análises e discussões dos dados foram embasadas sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval e classificados nas atividades cognitivas de formação, tratamento e conversão. O texto tem como objetivo exibir o discurso utilizado por estes professores ao ensinar os objetos matemáticos algébricos fazendo referência a congruência e não congruência semântica presentes nele. O estudo permitiu evidenciar a importância do registro língua natural nas aulas de matemática.
Ensino de álgebra no 8º ano, Prática docente, Registro de Representação Semiótica.
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