O ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O PRESCRITO E O FEITO

Code: 220508962
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Título

O ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O PRESCRITO E O FEITO

Autores(as):
  • Marcelo Sales Galdino

    Galdino, Marcelo Sales

  • Priscilla Silvestre Oliveira

    Oliveira, Priscilla Silvestre

DOI
10.37885/220508962
Publicado em

01/10/2022

Páginas

68-86

Capítulo

5

Resumo

Este texto pretende apresentar os resultados de uma pesquisa acerca do ensino de sociologia, que teve como objetivo geral: comparar os currículos oficiais da disciplina, apresentados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação de Pernambuco, com currículos reais, ensinados por professores desta rede estadual, identificando convergências e divergências. Partiu-se da premissa de Sacristán (2000): a prática docente, por mais que seja prescrita em documentos, sempre é recontextualizada, portanto, o currículo é modificado entre a elaboração oficial e a execução. Contreras (2002) forneceu base teórica quanto à autonomia dos professores diante do currículo e as suas possibilidades de recontextualização. Foram usadas como fontes da pesquisa e objeto de análise documental os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Parâmetros Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais +, OCN Orientações Curriculares Nacionais e PCPE Parâmetros Curriculares de Pernambuco. Quanto aos currículos reais foram investigados três professores, com formações acadêmicas distintas, o que permitiu identificar práticas curriculares contrastantes. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes métodos: entrevistas semiestruturadas, observação não participante de aulas e análise dos planos de curso. Os dados coletados, em interação com os instrumentos teóricos, possibilitaram formular, como contribuição analítica, seis diferentes proposições tipológicas, variáveis de acordo com os aspectos analisados, sobre os professores e o currículo real. A pesquisa sugeriu ainda que é possível um manejo institucional dos contrastantes tipos de currículo real, de modo a aperfeiçoar ganhos para o ensino.

Palavras-chave

Ensino de Sociologia, Currículo, Ensino Médio

Autor(a) Correspondente
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