O ENSINO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ISCED-BENGUELA, ANGOLA

Code: 221111013
10
0
Título

O ENSINO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ISCED-BENGUELA, ANGOLA

Autor(a):
  • Fernando Vianeque Agostinho

    Vianeque

DOI
10.37885/221111013
Publicado em

29/12/2022

Páginas

85-100

Capítulo

6

Resumo

O presente artigo aborda um relato de experiência vivenciada no processo de ensino-aprendizagem da Unidade Curricular de Sistemas de Informação Geográfica no curso de Licenciatura em Ensino da Geografia no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola, no ano académico 2018. O trabalho baseou-se na análise dos referentes teóricos sobre os SIG e seu ensino, bem como nos resultados do inquérito por questionário aos estudantes, que, pela primeira vez, no plano de estudos, tiveram contacto com esta ferramenta tecnológica de análise espacial. O objectivo principal desta pesquisa consistiu em determinar a percepção dos estudantes sobre a experiência adquirida, para a identificação de critérios que visem a melhoria das actividades de ensino-aprendizagem desta Unidade Curricular. O estudo seguiu uma abordagem mista, a partir de uma população de 54 estudantes do 4.º Ano, a partir do qual, foi seleccionada uma amostra de 34 estudantes (62,96%), pela livre e espontânea vontade de participar da pesquisa. Os resultados obtidos realçam, por um lado, o entusiasmo do futuro professor na manipulação e interpretação de objectos, processos e fenómenos geográficos com recurso a essa tecnologia geoespacial, cujos resultados podem servir como suporte didáctico ao ensino da Geografia, e, por outro lado, evidencia desafios prementes na necessidade do maior investimento em infraestruturas tecnológicas para fazer face às exigências da formação inicial do professor de Geografia.

Palavras-chave

Geografia, Sistemas de Informação Geográfica, Ensino da Geografia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.