O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA HOJE EM SALA DE AULA?
Flávio Aparecido de Almeida
Almeida, Flávio Aparecido de
Luciano Dias de Sousa
Sousa, Luciano Dias de
02/04/2022
71-82
6
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: ENSINO, CONTRIBUIÇÕES E DISCURSOS - VOLUME 2
O objetivo do estudo é suscitar uma reflexão acerca do ensino de gramática na escola, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender bem o conceito de gramática e que disso decorrem várias consequências, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos pela própria BNCC de (2018). Nesse sentido, apresentaremos definições e concepções de gramática e de linguagem, bem como os tipos de ensino que norteiam as práticas de linguagem na escola diante de uma nova realidade de escrita e leitura do mundo digital.
Língua materna, Linguagem, Gramática, Ensino-aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.