O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210906223
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Título

O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

    Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira

  • Ana Luiza Golin

    Golin, Ana Luiza

  • Andresa Kaspary Zwirtes

    Zwirtes, Andresa Kaspary

  • Carine Daiana Binsfeld

    Binsfeld, Carine Daiana

  • Laura Pippi Fraga

    Fraga, Laura Pippi

  • Maiara Luisa Klein

    Klein, Maiara Luisa

DOI
10.37885/210906223
Publicado em

01/12/2021

Páginas

83-96

Capítulo

7

Resumo

O presente capítulo relata uma das ações do projeto O ensino e a aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades, mais especificamente a produção de um roteiro de um programa de televisão com o enfoque na padronização das Grandezas e das Medidas e seus instrumentos, tendo como público-alvo os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É desenvolvido no âmbito de um projeto mais amplo, UFSM em rede com a Educação Básica, e conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Matemática (GEPEMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção do programa é feita na perspectiva de constituir-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos matemáticos para estudantes que, no contexto atual decorrente da Covid-19, não possuem acesso à internet. O modo de organização das ações do projeto ancora-se na interação entre professores e futuros professores na organização do ensino, viabilizando aprendizagens a todos os envolvidos.

Palavras-chave

Ensino e aprendizagem, Grandezas e medidas, Matemática nos anos iniciais.

Autor(a) Correspondente
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