O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Ana Luiza Golin
Golin, Ana Luiza
Andresa Kaspary Zwirtes
Zwirtes, Andresa Kaspary
Carine Daiana Binsfeld
Binsfeld, Carine Daiana
Laura Pippi Fraga
Fraga, Laura Pippi
Maiara Luisa Klein
Klein, Maiara Luisa
01/12/2021
83-96
7
O presente capítulo relata uma das ações do projeto O ensino e a aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades, mais especificamente a produção de um roteiro de um programa de televisão com o enfoque na padronização das Grandezas e das Medidas e seus instrumentos, tendo como público-alvo os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É desenvolvido no âmbito de um projeto mais amplo, UFSM em rede com a Educação Básica, e conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Matemática (GEPEMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção do programa é feita na perspectiva de constituir-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos matemáticos para estudantes que, no contexto atual decorrente da Covid-19, não possuem acesso à internet. O modo de organização das ações do projeto ancora-se na interação entre professores e futuros professores na organização do ensino, viabilizando aprendizagens a todos os envolvidos.
Ensino e aprendizagem, Grandezas e medidas, Matemática nos anos iniciais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.