O ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA NO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA 2ª SÉRIE

Code: 230814089
8
0
Título

O ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA NO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA 2ª SÉRIE

Autores(as):
  • Francisco José Silva Vasconcelos

    Vasconcelos, Francisco José Silva

  • Diego Pessoa Irineu De FRANÇA

    FRANÇA, Diego Pessoa Irineu De

  • Graziela Laisa Viegas da CUNHA

    CUNHA, Graziela Laisa Viegas da

DOI
10.37885/230814089
Publicado em

30/12/2023

Páginas

488-508

Capítulo

37

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

As transformações educacionais provocadas pelas mudanças curriculares têm trazido desafios a compreensão dos processos geográficos no livro didático. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o livro didático a partir dos conteúdos de Geografia Urbana. A coleção utilizada foi da editora Moderna Plus, referente à segunda série, fazendo parte da formação do Novo Ensino Médio NEM e das mudanças que ocorreram no currículo. Recorremos a um conjunto de procedimentos teórico-metodológicos: o levantamento bibliográfico (revistas cientificas, livros acadêmicos etc.), a pesquisa documental (documentos oficiais, currículo, legislação) e a técnica análise de conteúdo como forma de organizar e melhor compreender o conjunto dos dados. A partir do conjunto de dados secundários e dos referenciais teóricos tais como: Callai (2000), Cavalcanti (2013), Libâneo (1994), entre outros e outras, foi possível realizar um conjunto de reflexões em torno do papel da escola na formação do/a cidadão/ã, das mudanças que ocorreram na Geografia enquanto ciência, bem como verificar a importância do livro didático como instrumento metodológico. Segundo a lei 13.415/2017 do NEM, chegamos à conclusão de que esse recurso possui muitas lacunas, pois há uma simplificação e uma redução nos conteúdos programáticos, tornando, dessa forma, o livro bastante resumido para tratar da problemática urbana contemporânea em sua complexidade.

Palavras-chave

Geografia Urbana, Livro didático, Metodologia de Ensino, Novo Ensino Médio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.