O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO COM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARANAENSES

Code: 220910205
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Título

O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO COM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARANAENSES

Autor(a):
  • Josimari De Brito Morigi

    Morigi, Josimari De Brito

DOI
10.37885/220910205
Publicado em

31/10/2022

Páginas

161-178

Capítulo

10

Resumo

Nos últimos anos as disciplinas de empreendedorismo conquistaram um espaço crescente nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente, nos cursos de Administração e de Gestão Empresarial. Visando compreender de que maneira o empreendedorismo é contemplado na estrutura curricular dos cursos de Administração de três instituições públicas de ensino superior do Paraná, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, aqui apresentada na forma de um estudo comparativo entre a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão. Nas últimas décadas a educação empreendedora se tornou alvo de IES em todo o mundo, e geralmente cada instituição procura focar as peculiaridades regionais onde estão inseridas, almejando não simplesmente disseminar os conceitos de empreendedorismo entre os educandos, mas também capacitá-los para atuarem no mercado de trabalho, especialmente no ato do empreendedorismo, contribuindo para a geração de novos negócios e novos postos de trabalho, e consequentemente, fomentando o desenvolvimento econômico e social do país onde residem. Os resultados evidenciam que o empreendedorismo é tratado sob diferentes enfoques em cada uma das três instituições estudadas, sendo que, na Universidade Estadual de Londrina, os métodos são mais aplicados, voltados à criação de negócios.

Palavras-chave

Empreendedorismo, Educação empreendedora, Cursos de graduação em Administração, Instituições de Ensino Superior.

Autor(a) Correspondente
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