O ENSINO DE DISPERSÕES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Code: 230814065
4
0
Título

O ENSINO DE DISPERSÕES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores(as):
  • Ana Cristina Facundo De Brito Pontes

    Pontes, A. C. F de B

  • Daniel De Lima Pontes

    Pontes, D. L.

  • Regina Amanda França Almeida

    Almeida, Regina Amanda França

DOI
10.37885/230814065
Publicado em

30/12/2023

Páginas

385-403

Capítulo

29

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação de um Produto Educacional que fez o uso dos mapas conceituais para identificar a compreensão do conteúdo de dispersões. Buscou-se realizar uma abordagem pedagógica utilizando a aprendizagem significativa no estudo de dispersões. Para tanto, fez uso de uma abordagem de investigação qualitativa e participativa. No teste de sondagem ficou claro que os estudantes apresentaram dificuldades em reconhecer as misturas em homogênea e heterogênea, bem como apresentar justificativas para suas respostas. Foi através destes resultados que se elaborou a aula teórica com o objetivo de esclarecer estes conteúdos. Após a aula teórica os estudantes foram levados a sala de informática para o uso de simuladores, onde ficou claro a dificuldades de alguns com relação a realização dos cálculos para o preparo de soluções, essa dificuldade deve-se a uma séria de atividades necessárias aos estudantes (cálculo, interpretar e comparar) que são mais complexas. O uso de mapas conceituais foi utilizado para perceber a compreensão dos conteúdos e suas relações, o que ficou claro para a maioria dos estudantes, pois foram capazes de identificarem conceitos e palavras-chaves e estabelecerem relações, significados entre esses conceitos. Foi possível perceber que durante a construção dos segundos mapas conceituais, os estudantes estavam mais seguros e já conseguiram incluir mais conceitos. Neste momento, estava perceptível que a aplicação do produto educacional possibilitou uma melhor significação dos conteúdos para os estudantes, indicando uma melhor compreensão dos conteúdos apresentados.

Palavras-chave

Ensino de Dispersões; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Sequência didática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.