O ENSINO DE BIOLOGIA COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Code: 220910216
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Título

O ENSINO DE BIOLOGIA COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Autores(as):
  • Mateus César Araújo Pestana

  • Luiza Thereza Abtibol Soeiro

  • Joany Da Costa Viana

  • Myanne Da Silva Oliveira

  • Ana Catharina Paixão Moreira

  • Vanessa Ferreira Batista

  • Beatriz Da Silva Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910216
    Publicado em

    31/03/2023

    Páginas

    117-125

    Capítulo

    9

    Resumo

    Os mapas conceituais são diagramas que representam um conjunto de ideias ou conceitos e relações entre conceitos, dispostos em uma rede de proposições, com o objetivo de apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo de acordo com a compreensão cognitiva de seu criador. O objetivo deste relato é compartilhar a experiência de uma atividade educativa sobre fungos realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de forma remota, no ano letivo de 2021. A turma possuía um total de 40 alunos matriculados, dos quais somente 23 participaram da atividade educativa e apenas 13 produziram mapas conceituais. Desses, 10 estavam de acordo com a proposta apresentada aos alunos e três foram desconsiderados por não estarem de acordo com as orientações. A utilização dos mapas conceituais apresenta-se como uma possibilidade no ensino de biologia e como uma forma de avaliação da aprendizagem do aluno, além de se caracterizar como uma estratégia pedagógica consistente com a teoria de aprendizagem significativa. Dentro do critério de avaliação proposta, o uso do mapa conceitual contribuiu para melhorar o nível de aprendizagem dos conceitos necessários para a compreensão sobre o Reino Fungi.

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    Palavras-chave

    Ensino-aprendizagem, Aprendizagem significativa, Reino Fungi.

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