O ENSINO DE BIOLOGIA COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
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O ENSINO DE BIOLOGIA COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
Mateus César Araújo Pestana
Luiza Thereza Abtibol Soeiro
Joany Da Costa Viana
Myanne Da Silva Oliveira
Ana Catharina Paixão Moreira
Vanessa Ferreira Batista
Beatriz Da Silva Costa
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31/03/2023
117-125
9
Os mapas conceituais são diagramas que representam um conjunto de ideias ou conceitos e relações entre conceitos, dispostos em uma rede de proposições, com o objetivo de apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo de acordo com a compreensão cognitiva de seu criador. O objetivo deste relato é compartilhar a experiência de uma atividade educativa sobre fungos realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de forma remota, no ano letivo de 2021. A turma possuía um total de 40 alunos matriculados, dos quais somente 23 participaram da atividade educativa e apenas 13 produziram mapas conceituais. Desses, 10 estavam de acordo com a proposta apresentada aos alunos e três foram desconsiderados por não estarem de acordo com as orientações. A utilização dos mapas conceituais apresenta-se como uma possibilidade no ensino de biologia e como uma forma de avaliação da aprendizagem do aluno, além de se caracterizar como uma estratégia pedagógica consistente com a teoria de aprendizagem significativa. Dentro do critério de avaliação proposta, o uso do mapa conceitual contribuiu para melhorar o nível de aprendizagem dos conceitos necessários para a compreensão sobre o Reino Fungi.
Ler mais...Ensino-aprendizagem, Aprendizagem significativa, Reino Fungi.
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