O ENSINO DE BIOLOGIA COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
Mateus César Araújo Pestana
PESTANA, M. C. A.
Luiza Thereza Abtibol Soeiro
SOEIRO, L. T. A.
Joany Da Costa Viana
VIANA, J. C.
Myanne Da Silva Oliveira
OLIVEIRA, M. S. O.
Ana Catharina Paixão Moreira
MOREIRA, A. C.
Vanessa Ferreira Batista
BATISTA, V. F.
Beatriz Da Silva Costa
COSTA, B. S.
31/03/2023
117-125
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Os mapas conceituais são diagramas que representam um conjunto de ideias ou conceitos e relações entre conceitos, dispostos em uma rede de proposições, com o objetivo de apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo de acordo com a compreensão cognitiva de seu criador. O objetivo deste relato é compartilhar a experiência de uma atividade educativa sobre fungos realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de forma remota, no ano letivo de 2021. A turma possuía um total de 40 alunos matriculados, dos quais somente 23 participaram da atividade educativa e apenas 13 produziram mapas conceituais. Desses, 10 estavam de acordo com a proposta apresentada aos alunos e três foram desconsiderados por não estarem de acordo com as orientações. A utilização dos mapas conceituais apresenta-se como uma possibilidade no ensino de biologia e como uma forma de avaliação da aprendizagem do aluno, além de se caracterizar como uma estratégia pedagógica consistente com a teoria de aprendizagem significativa. Dentro do critério de avaliação proposta, o uso do mapa conceitual contribuiu para melhorar o nível de aprendizagem dos conceitos necessários para a compreensão sobre o Reino Fungi.
Ensino-aprendizagem, Aprendizagem significativa, Reino Fungi.
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