O ENSINO DE ARTE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE GUANAMBI: CONTRIBUIÇÕES EPERSPECTIVAS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA

Code: 201001896
9
3
Título

O ENSINO DE ARTE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE GUANAMBI: CONTRIBUIÇÕES EPERSPECTIVAS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA

Autores(as):
  • Vanelson Aparecido Pereira Donato

    Donato, Vanelson Aparecido Pereira

  • Ana Cláudia de Oliveira Freitas

    Freitas, Ana Cláudia de Oliveira

DOI
10.37885/201001896
Publicado em

20/01/2021

Páginas

121-137

Capítulo

8

Resumo

Este trabalho apresentou como objetivo principal analisar as contribuições da linguagem artística no processo de ensino/aprendizagem em uma turma de 4º ano da rede municipal de Guanambi-BA. Para reforçar as reflexões sobre o tema, elencamos os seguintes objetivos: refletir teoricamente sobre as possibilidades do ensino de Arte na escola; analisar a proposta metodológica do componente curricular Arte para os anos iniciais do Ensino Fundamental na referida escola; conhecer a compreensão que professores e gestores possuem sobre a Arte e sua importância na escola; verificar se o ensino de Arte pôde (res)significar o processo de ensino e aprendizagem, sob o olhar das crianças. Tal abordagem tende a assumir um cunho descritivo e interpretativo dos dados qualitativos coletados por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e diário de campo. Como aporte teórico alguns autores estão aqui elencados: Barbosa (1994, 1999), Ferraz (2009), Duarte Júnior (1995, 2001) dentre outros, assim como os documentos oficiais que regem o ensino de Arte no Brasil. A pesquisa evidenciou pontos positivos, principalmente no que diz respeito a preocupação do PPP e o Plano de Curso sobre a utilização das quatro linguagens artísticas, mesmo antes da promulgação da Lei 13.278/2016. No período do estágio através das aulas de Arte, notamos uma maior interação e participação por parte dos alunos. A prática de estimular a capacidade e a valorização de cada aluno fez com que eles se reconhecessem enquanto sujeitos pensantes capazes de se relacionar entre seus pares e de produzir o próprio conhecimento.

Palavras-chave

Arte. Ensino/Aprendizagem. Estágio. Inclusão

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.