O ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
Emanoel José Schneider Neto
Neto, Emanoel José Schneider
01/03/2024
62-74
5
Este trabalho aborda o ensino de geografia nas instituições educacionais, suas principais dificuldades, mazelas e soluções. É fundamental dar ênfase ao fato de que os acontecimentos exógenos acabam refletindo de forma direta nas escolas. As mudanças políticas, especialmente a transição de uma ditadura para um regime pautado na democracia, por exemplo, atingindo de forma direta as modalidades ensino, uma vez que, as instituições se direcionam a partir de uma lógica governamental. Outro ponto de destaque é que os fatos são interconectados, desenvolvendo uma espécie de efeito dominó, no qual uma instância influencia na outra. O trabalho trouxe como objetivo principal analisar a influência do ensino da Geografia como disciplina no cotidiano da escola e dos alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, tendo sido realizadas pesquisas em livros de variados teóricos relacionados ao assunto, juntamente com pesquisas em sites da internet, trabalhos acadêmicos, artigos e revistas. Dentre o material consultado, foram selecionados os que proporcionaram as respostas mais adequadas e completas para o assunto abordado.
Geografia. Educador. Ensino/Aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.