O ENSINO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Code: 201202636
13
5
Título

O ENSINO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Autores(as):
  • Edna Lucia Gelmini

    Gelmini, Edna Lucia

  • Helder dos Anjos Augusto

    Augusto, Helder dos Anjos

DOI
10.37885/201202636
Publicado em

29/01/2021

Páginas

400-430

Capítulo

29

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o papel do ensino promovido pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA/UFMG) no desenvolvimento do Norte de Minas Gerais, fundamentando como importante pressuposto a política de interiorização da UFMG e sua relação na geração do capital humano, social e cultural. Na metodologia foi utilizada o Survey, incluindo pesquisa documental, entrevistas e visitas de campo. Os resultados indicam um ensino voltado para uma formação qualificada dos estudantes, como sujeitos críticos e participativos e estes, em sua maioria, são oriundos da região Norte de Minas Gerais. A atuação do ICA em vários campos de interações e sua relação com os segmentos sociais tem dinamizado transformações qualitativas nos povos residentes na região. Entretanto, ainda, se fazem necessários: estreitamento com o setor produtivo, principalmente empresas de grande porte, monitoramento das evasões e acompanhamento dos egressos.

Palavras-chave

Ensino. Desenvolvimento. Administração Pública. ICA/UFMG.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.