O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Code: 231215413
3
0
Título

O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores(as):
  • Ana Ketilly Manhães Magalhães

    Magalhães, A.K.M.

  • Edilene Santos Araújo

    Araújo, E.S.

  • Denise Aparecida Brito Barreto

    Barreto, D.A.B.

DOI
10.37885/231215413
Publicado em

01/03/2024

Páginas

45-61

Capítulo

4

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como objetivo analisar de que forma a participação oral impacta a aprendizagem do graduando do curso de Letras de uma universidade estadual do interior da Bahia. Este trabalho compõe-se de duas partes: a primeira, trata sobre a educação, a escola e as principais concepções de desenvolvimento do indivíduo segundo a Psicologia da Educação e defende a prática interacionista em sala de aula; a segunda, averigua a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem e como o diálogo contribui nesse processo. Os dados utilizados são recortes transcritos de uma gravação de áudio de uma aula (duração de 1h43min) e são examinados linguisticamente a partir da análise da conversação e da escolha léxico-semântico. Palavras-chave: Análise da conversação. Ensino-aprendizagem. Sociointeracionismo.

Palavras-chave

Análise da conversação. Ensino-aprendizagem. Sociointeracionismo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.