O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM E A PANDEMIA DE COVID 19 EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM E A PANDEMIA DE COVID 19 EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Carolina Brito Matos
Angela Narcisa Magalhães Soares
Carla Georgia Garcez de Lima Fróis
Dayana Cristina Ferreira
Jessica Ferreira
Lívia Fagundes Gomes
Lorena Lacerda Merlo Rocha
Raquel Fontes Faria
Tatiana Silva Tavares

28/12/2021
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A pandemia de COVID -19 trouxe a uma equipe de enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva pediátrica (UTI) a necessidade de reflexão sobre a sistematização da assistência de enfermagem para adequação do cuidado a uma nova doença. Levando em consideração que o diagnóstico de enfermagem (DE) é a etapa que direciona o plano de cuidados, foram realizadas buscas e discussões sobre os diagnósticos de enfermagem da Taxonomia NANDA-I mais frequentes a crianças e adolescentes em isolamento por Covid 19. O objetivo do trabalho é identificar os principais diagnósticos de enfermagem segundo o NANDA-I aplicados aos pacientes com suspeita ou Covid 19 confirmado em uma UTIP. Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras de um hospital universitário. Os principais diagnósticos de enfermagem encontrados foram: Risco de infecção, Risco de quedas na criança, Conhecimento deficiente, Risco de tensão do papel do cuidador, Padrão respiratório ineficaz, Risco de lesão por pressão na criança e Ansiedade. Os relatos de experiência da aplicação do processo de enfermagem, podem auxiliar outras equipes no desenvolvimento do plano de cuidados ao paciente pediátrico em isolamento por Covid 19.
Ler mais...Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Covid 19, Processo de Enfermagem.
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