O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DA ABORDAGEM DIDÁTICA METADISCIPLINA

Code: 210705568
5
7
Título

O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DA ABORDAGEM DIDÁTICA METADISCIPLINA

Autores(as):
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira Silva

    Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira

  • Eduardo Américo Pedrosa Loureiro Júnior

    Loureiro Júnior, Eduardo Américo Pedrosa

  • Lya Brasil Calvet

    Calvet, Lya Brasil

  • Victor Silva Morais Furtado

    Furtado, Victor Silva Morais

  • Alexander Catunda Carneiro

    Carneiro, Alexander Catunda

DOI
10.37885/210705568
Publicado em

19/10/2021

Páginas

183-199

Capítulo

12

Resumo

Na intersecção entre as áreas do Design, da Semiótica e da Didática, a Metadisciplina é uma abordagem em consonância com metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Sua configuração foi elaborada em processo, durante seis anos de pesquisa-ação (2014 - 2020). Em relação a seus fundamentos, o Design traz os conceitos de Metaprojeto (Moraes, 2010), HCD - Design Centrado no Ser Humano (IDEO, 2009) e Metadesign (Vassão, 2010). Da Didática (Martins, 1993), vêm os conceitos de objetivos (Bloom et al, 1972), de metodologia (Nérici, 1973) e de avaliação (Turra, 1975). A Semiótica oferece a estrutura conceitual e organizacional, advinda das categorias fenomenológicas: primeiridade, secundidade e terceiridade (Santaella, 2008). A equipe de pesquisa organizou as informações coletadas e desenvolveu um livro sobre a Metadisciplina, atualmente em fase de publicação, que traz o material necessário para difundir e adequar a abordagem em diferentes contextos educacionais. Durante a elaboração do livro, a maneira mais eficaz de representar a estrutura da Metadisciplina se apresenta como um problema a ser solucionado. O material obtido a partir deste processo está inserido em um sistema de Design de Informação que abrange toda a comunicação visual da Metadisciplina: cada elemento da abordagem é identificado através de cores específicas, enquanto suas relações são representadas pela mistura de cores. Na visualização da metodologia e dos métodos, este sistema é empregado não somente para uma difusão efetiva da abordagem, mas também na estruturação dos conceitos e na aplicação em recursos didáticos. Dessa forma, o Design de Informação organiza, traduz e apresenta os conceitos e o método da Metadisciplina.

Palavras-chave

Metadisciplina, Metodologia participativa, Design de informação, Didática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.