O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE MORTE EM CRIANÇAS SAUDÁVEIS
Julia Roveri Rampelotti
Julia Rampelotti
Vittoria Do Amaral Ceccato De Lima
Vittoria Amaral
Najla Maryla Maltaca
Najla Maltaca
Cloves Antonio De Amissis Amorim
Cloves Amorim
15/06/2020
204-209
26
PSICOLOGIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES - VOLUME 1
Viver e morrer: a certeza cotidiana. O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento do conceito de morte em crianças. Foram investigadas 3 dimensões do conceito de morte biológica - Extensão, Significado e Duração. Aplicou-se individualmente o Instrumento de Investigação do Conceito de Morte. Participaram do estudo 40 crianças saudáveis, com idades entre 5 e 6 anos (compreendendo o estágio de Piaget pré-operacional), das quais 22 são meninas e 18 são meninos, todos de nível socioeconômico médio. Os seguintes resultados foram encontrados: 52,5% dos participantes apresentaram uma dimensão de Extensão desenvolvida; 20% apresentaram uma dimensão de significado desenvolvida; e 55% apresentaram conceito adequado de dimensão Duração. Os dados confirmam estudos anteriores, que apontam que indivíduos de condição socioeconômica semelhante geralmente apresentam resultados semelhantes. Neste estudo, as dimensões Extensão e Duração do conceito de morte foram identificadas sem lacunas cognitivas para o estágio de desenvolvimento. Entretanto, apenas 20% dos participantes apresentaram a dimensão de Significado desenvolvida, o que sugere influência cultural com prevalência da negação da morte. Assim, evita-se uma compreensão cognitiva completa do fenômeno, ainda que a cultura brasileira, nesse momento, seja violenta e as crianças sejam diariamente expostas à notícias de morte.
criança, morte, conceito, de, morte
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.