O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAELABORAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSODO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Code: 230613515
6
0
Título

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAELABORAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSODO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores(as):
  • Valéria Gon Zortea

    ZORTEA, V.G.

  • Maria Bernadete De Sousa Carvalho Monte

    MONTE, M. B. S. C.

  • Érica Rezende Perini

    PERINI, E.R.

DOI
10.37885/230613515
Publicado em

30/07/2023

Páginas

199-211

Capítulo

14

Resumo

O presente artigo tem por finalidade explanar como as competências socioemocionais foram contempladas no Currículo do Espírito Santo, na área de conhecimento Ensino Religioso. Buscamos narrar acerca da importância de tais competências para a vida escolar dos estudantes. Para tanto, consideramos os temas integradores apontados no Documento Curricular, bem como a relevância de considerar a formação integral dos alunos, sobretudo a partir da religiosidade e do respeito às diferenças. Prospectamos essa questão, com intento de aventar possibilidades para que haja a integração do Ensino Religioso com outras aprendizagens no contexto escolar. Foi possível compreender que o Ensino Religioso, quando trabalhado como preconizam os marcos legais da educação - de forma não confessional, e atrelado às competências socioemocionais, pode contribuir com a formação do caráter dos alunos, considerando-os como sujeitos de aprendizagem, possuidores de direitos e de deveres, uma vez que trata, diretamente, de valores religiosos e humanos.

Palavras-chave

Ensino Religioso, Competências Socioemocionais, Currículo, Formação Integral.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.