O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAELABORAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSODO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Valéria Gon Zortea
ZORTEA, V.G.
Maria Bernadete De Sousa Carvalho Monte
MONTE, M. B. S. C.
Érica Rezende Perini
PERINI, E.R.
30/07/2023
199-211
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CIÊNCIA DAS RELIGIÕES E ENSINO RELIGIOSO: REVISÕES, REFLEXÕES E TRANSDISCIPLINARIDADE EM PESQUISA
O presente artigo tem por finalidade explanar como as competências socioemocionais foram contempladas no Currículo do Espírito Santo, na área de conhecimento Ensino Religioso. Buscamos narrar acerca da importância de tais competências para a vida escolar dos estudantes. Para tanto, consideramos os temas integradores apontados no Documento Curricular, bem como a relevância de considerar a formação integral dos alunos, sobretudo a partir da religiosidade e do respeito às diferenças. Prospectamos essa questão, com intento de aventar possibilidades para que haja a integração do Ensino Religioso com outras aprendizagens no contexto escolar. Foi possível compreender que o Ensino Religioso, quando trabalhado como preconizam os marcos legais da educação - de forma não confessional, e atrelado às competências socioemocionais, pode contribuir com a formação do caráter dos alunos, considerando-os como sujeitos de aprendizagem, possuidores de direitos e de deveres, uma vez que trata, diretamente, de valores religiosos e humanos.
Ensino Religioso, Competências Socioemocionais, Currículo, Formação Integral.
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