O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 210805881
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Título

O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Ariele Oliveira Franco

    Franco, Ariele Oliveira

  • Jessica da Silva Dias

    Dias, Jessica da Silva

  • Yuri Gomes Figueiredo

    Figueiredo, Yuri Gomes

  • Altamir Fernandes de Oliveira

    Oliveira, Altamir Fernandes de

  • Amauri Geraldo de Souza

    Souza, Amauri Geraldo de

  • Angelita Cristine de Melo

    Melo, Angelita Cristine de

  • Carla Patrícia de Oliveira

    Oliveira, Carla Patrícia de

  • Eric Marsalha Garica

    Garica, Eric Marsalha

  • Hosane Aparecida Taroco

    Taroco, Hosane Aparecida

  • Júlio Onésio Ferreira Melo

    Melo, Júlio Onésio Ferreira

DOI
10.37885/210805881
Publicado em

01/10/2021

Páginas

18-29

Capítulo

1

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo através das intervenções, propor reflexões quanto as práticas cotidianas da comunidade de Sete Lagoas – MG, acerca da utilização e preservação dos recursos naturais, bem como de outras espécies, a fim de modificar hábitos enraizados, promovendo uma vivência harmoniosa com o meio e formar uma rede de multiplicadores capazes de reverter a situação planetária atual. O desenvolvimento do mesmo, consistiu em 4 etapas, onde no primeiro momento fez-se a elaboração do material a ser utilizado nas intervenções, como a cartilha teórico-prática: “Água, fonte inesgotável de informações.”; cartazes; manual. No segundo momento foi realizada uma reunião com a comunidade escolar, afim de apresentar o projeto, onde todo o material previamente desenvolvido foi analisado pelo os mesmos. Como terceiro momento, iniciou-se a intervenção com a aplicação de um questionário de nivelamento, afim de compreender quais lacunas deveriam ser preenchidas através da nossa intervenção, bem como a adequação do material e aulas a serem trabalhadas com os participantes, baseado no resultado do questionário. Como quarto e último momento, iniciou-se os encontros semanais na comunidade escolar com a disponibilização de todo o material desenvolvido e formatado de acordo com a necessidade observada. Com o desenvolvimento do programa, conclui-se que a universidade pública, bem como o Grupo de ensino pesquisa e extensão em química e farmacognosia (GEPEQF), utilizando a ferramenta da extensão contribuiu no desenvolvimento de uma comunidade de multiplicadores acerca da educação ambiental, alcançando cerca de 280 pessoas entre alunos e profissionais da comunidade escolar. Ficando notório o avanço em conhecimento acerca das questões ambientais, melhorando assim o senso crítico dos mesmos, conscientizando-os quanto a preservação dos recursos naturais, onde os participantes tornaram cientes de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, mas sim uma reserva finita e que é necessário aderir novos hábitos para não desperdiçar os recursos naturais. Todo o material gerado e utilizado nas intervenções, direcionados a diversas faixas etárias, estão disponíveis de maneira gratuita para a consulta, bem como a sua reprodução, desde que seja citada a fonte e o sejam feitos sem a cobrança para o seu uso.

Palavras-chave

Extensão, Água, Preservação Ambiental, Escolas Públicas, Cerrado.

Autor(a) Correspondente
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